quinta-feira, 28 de abril de 2016

Renato Russo Por Toda Minha Vida

Renato Manfredini Júnior nasce em 1960 em uma família carioca de classe média, morando na Ilha do Governador, zona norte da cidade. Aos seis anos de idade, seu pai é transferido para Nova York e leva a esposa e os filhos. Nos EUA, Renato aprende inglês e convive com a cultura norte-americana.
Em 1973, a família se muda para Brasília, onde o garoto sofre dificuldades para se adaptar. Na adolescência, desenvolve epifisiólise, uma rara doença que afeta o osso da coxa. Fica mais de um ano sem poder andar normalmente, sentindo fortes dores e sendo submetido a várias cirurgias. Ao recuperar-se, monta a banda punk Aborto Elétrico, que se dissolve em pouco tempo por causa das brigas de Renato com os outros integrantes.
Com 18 anos, Renato já tem consciência de sua bissexualidade e a assume para a mãe. Na mesma época, forma junto com Marcelo Bonfá e Dado Villa-Lobos a banda Legião Urbana, que seria veículo de seu sucesso nacional. Mais tarde, Renato descobre que é portador do vírus da Aids. Nos anos 1990, começa uma carreira solo em que parte em busca das origens da família, na Itália. Renato compõe e grava músicas em italiano, mas sua saúde fica debilitada pela doença, até que morre no Rio de Janeiro em 1996.
A narrativa do especial foi organizada sob uma estrutura inspirada nas quatro estações do ano, com a primavera representando a infância e a adolescência de Renato Russo; o verão, a vida adulta e o auge da carreira; o outono, sua fase solo; até o inverno, quando o cantor sofre com a doença e a morte. Embora apareça no início do segmento dramatizado, o nome As Quatro Estações não foi considerado como título alternativo do episódio.
Bruce Gomlevsky interpretava o cantor e compositor no teatro há quase um ano quando foi convidado para viver o mesmo papel no programa.
O segmento documental incluiu depoimentos de Denise Bandeira, Dado Villa-Lobos, Dinho Ouro Preto, Philippe Seabra, Arthur Dapieve, Fê Lemos e Flávio Lemos, e de Maria do Carmo, mãe de Renato, e Giuliano Manfredini, filho do cantor.
O programa foi gravado em locações na Ilha do Governador e na casa de espetáculos Circo Voador, no Rio de Janeiro; e também em Brasília.
Entre as músicas compostas e interpretadas por Renato Russo apresentadas no programa estavam ÍndiosFaroeste CabocloAinda é CedoPais e FilhosStrani Amore e Perfeição.
                                                  
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

2 comentários:

Copyright © Arquivo Legião Urbana | Suporte: Neto Araújo©