domingo, 3 de julho de 2016

Nas Tramas da História – Legião Urbana



Hoje vamos falar de um dos álbuns mais marcantes para o Rock no Brasil: Legião Urbana, de 1985. Desde a chegada do gênero ao país, no final dos anos 1950, muitas foram as suas transformações. Passando pelas experiências da Jovem Guarda e doTropicalismo, representado por nomes como os Mutantes — que inclusive já foram tema de reflexão nesta coluna. Clique aqui e confira — o estilo musical mais identificado com a juventude passou por inúmeras transformações. Os anos de censura e cerco às ideias consideradas subversivas aproximavam-se do fim, e mais uma vez a juventude seria atriz de um quadro geral de profundas mudanças.
O cenário musical/cultural da Capital Federal seria marcado pela emergência da primeira geração dos crescidos em Brasília. Afastados do resto do país, mas próximos do mundo, a geração de 1980 bebia das referências Punks e Pops, construindo um quadro de inspirações bastante distinto.





Foi a partir do encontro dos jovens Renato, ex-Aborto ElétricoDado e Marcelo que surgiria o Legião Urbana. A eles juntar-se-ia o baixista Renato Rocha, que faleceu recentemente. A banda acompanhava tendências temáticas e musicais que se faziam presentes no País durante o período e venciam as debilidades relacionadas às capacidades técnicas de composição com letras explosivas e contundentes que representavam esperanças, utopias, dores e frustações dos filhos da revolução.

















Num incrível sucesso de receptividade, quase todas as faixas do álbum tornaram-se sucessos entre o grande público jovem, com destaque para a primeira faixa do disco: Será.
Ecoando o sentimento de muitos, a canção apresenta dúvidas quando ao futuro e insatisfações com o presente, reflexo da percepção de uma geração que abandonava cada vez mais os alicerces de sustentação simbólica, ideológica e cultural do regime civil-militar e que assistia a (re)construção da democracia pelos mesmos atores que estiveram na interpretação do teatro político entre 1964 e 1985.
Clique aqui para conhecer o impacto da música!
Galera, ficamos por aqui hoje. Um forte abraço e não se esqueça: Não vá se perder por aí!
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © Arquivo Legião Urbana | Suporte: Neto Araújo©